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Centrais BSM do grupo PSA

18 de fevereiro de 2025

A Central BSM (Built-in Systems Module), presente na linha PSA (Peugeot e Citroën), é um dos módulos eletrônicos essenciais para o funcionamento do veículo. Também conhecida como caixa de fusíveis do compartimento do motor, a BSM gerencia diversas funções elétricas e eletrônicas, garantindo a comunicação entre diferentes componentes do veículo.

Função e Importância da Central BSM

A central BSM desempenha um papel crucial na gestão dos sistemas elétricos e eletrônicos do veículo. Sua principal função é distribuir energia elétrica e controlar diversos atuadores e sensores essenciais para o funcionamento do carro. Entre os sistemas controlados pela BSM, destacam-se:

  • Gestão da alimentação elétrica: Distribuição da corrente elétrica para diversos componentes do motor e do sistema de iluminação.
  • Gerenciamento do motor: Controle de relés e fusíveis que ativam componentes como bomba de combustível, ventoinha do arrefecimento e ignição.
  • Sistema de iluminação externa: Controle dos faróis, luzes de seta e iluminação de placa.
  • Comunicação com a BSI (Built-in Systems Interface): A BSM trabalha em conjunto com a BSI, que é a central de habitáculo responsável pelo controle interno do veículo.
  • Monitoramento de falhas elétricas: O módulo pode diagnosticar falhas e comunicar ao sistema de bordo para alertar o motorista.

Principais Sintomas de Falha na BSM

Por ser um componente essencial, falhas na BSM podem comprometer diversos sistemas do veículo. Os principais sintomas de defeito incluem:

  • Falha no acionamento da bomba de combustível, impedindo a partida do motor;
  • Luzes do painel apagadas ou piscando de forma anormal;
  • Faróis que não acendem ou permanecem ligados mesmo com o carro desligado;
  • Fusíveis queimando com frequência sem motivo aparente;
  • Motor não dá partida, mesmo com bateria carregada;
  • Perda de comunicação com a BSI, gerando falhas em vários sistemas eletrônicos.

Muitas dessas falhas ocorrem devido à oxidação nas trilhas da placa da BSM, curto-circuitos ou defeitos nos relés internos.

Modelos de BSM na Linha PSA

A central BSM possui diferentes versões e códigos, variando de acordo com o modelo do veículo e ano de fabricação. Algumas das versões mais comuns incluem:

  • BSM-L
  • BSM-R
  • BSM-B3, BSM-B4 e BSM-B5 (com variações dependendo do fabricante e do veículo)

Essas versões diferem na disposição dos relés e fusíveis, além da compatibilidade com determinados modelos Peugeot e Citroën.

Teste e Diagnóstico da Central BSM na A.L.C. Eletroeletrônica Automotiva

A A.L.C. Eletroeletrônica Automotiva oferece um serviço especializado de teste em bancada para a central BSM da linha PSA. Nosso processo inclui:

Diagnóstico eletrônico completo, verificando comunicação e possíveis falhas;
Teste funcional dos relés e fusíveis internos para garantir o perfeito funcionamento;
Verificação de trilhas e componentes internos para identificar curtos e falhas intermitentes;
Reparo e recondicionamento, quando possível, para reduzir custos ao cliente;
Simulação do funcionamento da BSM em condições reais antes da reinstalação no veículo.

Se sua central BSM apresenta defeitos ou falhas intermitentes, entre em contato com a A.L.C. Eletroeletrônica Automotiva para um diagnóstico preciso e confiável! 🚗⚡

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Texto: André Carvalho

2 comentários em “Centrais BSM do grupo PSA”

  1. Avatar
    WALFRIDO NIVALDO BARNACK FILHO

    Bom dia, a bsm sendo b3 b4 ou b5 com codigo diferente da que está instalada pode ser usada em substituição? existe alguma equivalencia? obrigado!

    1. Cada modelo de BSM possui um Hardware diferente e cada uma possui um código referente a este hardware. Portanto deve-se sempre substituir a BSM pelo modelo com o mesmo código da BSM original instalada no veículo.

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